A pele e o melasma
PDF

Palavras-chave

Gestação, Melasma, Prevenção e tratamento

Como Citar

1.
Ghellere IC, Brandão BJF. A pele e o melasma: prevenção e tratamento na gravidez. bwsj [Internet]. 17º de fevereiro de 2020 [citado 28º de março de 2024];3:1-11. Disponível em: https://bwsjournal.emnuvens.com.br/bwsj/article/view/72

Resumo

No tempo de gestação várias e intensas alterações de ordem imunológicas, endócrinas, metabólicas e vasculares podem promover na gestante importante alterações na pele, dentre estas o Melasma, caracteriza-se pela pigmentação melânica irregular, preferencialmente da face, em mulheres na idade fértil.

O principal objetivo desta pesquisa foi revisar os métodos de prevenção do melasma, bem como abordar as opções de tratamento no período gestacional.

Este artigo foi realizado tendo como base em uma revisão bibliográfica tendo como fontes BIREME e SCiELO e nacionais (Google acadêmico), dos últimos dez anos, com os descritores “melasma”, “gestação” e “prevenção e tratamento”.

Inúmeras drogas apresentam efeito teratogênico comprovado.

Na dermatologia, os retinóides são drogas formalmente contraindicadas para gestantes Estes parecem atuar durante toda a gravidez, aumentando risco de hidrocefalia, microftalmia e uma série de outros defeitos congênitos.

A falta de comportamento adequado de fotoproteção, favorece o aparecimento do melasma no período gestacional. A adoção de medidas simples pode contribuir para a saúde e bem estar evitando procedimentos e produtos que ofereçam riscos à mãe e ao feto.

 

PDF

*Os artigos publicados são de responsabilidade dos respectivos autores.