Síndrome de Leopard
A capa contém uma imagem com seis pessoas vestidas com jalecos médicos, sentadas na mesma mesa de estudos assistindo a uma aula. Da direita para a esquerda são quatro mulheres e dois homens. Abaixo desta imagem aparece o logo da revista eletrônica onde está escrito o nome da revista, BWS JOURNAL, e mais abaixo, no rodapé da capa as informações do volume em questão, com as seguintes informações: Mês de publicação de Janeiro a Dezembro. Ano de dois mil e dezoito. Volume número um. Publicação contínua.
PDF

Palavras-chave

Síndrome LEOPARD
Lentigo
Dermatologia

Como Citar

1.
Oliveira NA de, Tenório IF, Flores EAS, Martino N da R, de Oliveira AC. Síndrome de Leopard: relato de caso. bwsj [Internet]. 2º de fevereiro de 2018 [citado 22º de maio de 2025];1:1-5. Disponível em: https://bwsjournal.emnuvens.com.br/bwsj/article/view/3

Resumo

A síndrome de Leopard é uma doença genética rara, caracterizada pelo acrônimo: L= lentiginose, E= alterações eletrocardiográficas, O= ocular (hipertelorismo), P= pulmonar (estenose), A= anormalidade da genitália, R= retardo do crescimento e D= deafness (surdez). Seu prognóstico é favorável e depende das anomalias associadas. Relatar o caso de paciente atendida no ambulatório de dermatologia com as características da Síndrome de Leopard. As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com a paciente e acompanhante, registro fotográfico das alterações dermatológicas apresentadas ao exame físico e revisão da literatura. A patogênese envolve mutação do gene PTPN11 (Shp2). O diagnóstico é clínico, com confirmação por estudo genético e exames complementares. São necessárias além das múltiplas lesões lentiginosas, duas outras alterações sistêmicas. O tratamento requer fotoproteção e controle das anomalias sistêmicas. A paciente apresenta múltiplas lentiginoses e alterações sistêmicas específicas: cardiológica, baixa estatura, oftalmológica e atraso no desenvolvimento neurológico.

PDF

*Os artigos publicados são de responsabilidade dos respectivos autores.