Sobre a Revista

Escopo

A revista eletrônica BWS Journal é de publicação contínua, e visa a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na área da saúde. Seu conteúdo trata de temas relacionados à aparência humana e correlatos como Dermatologia, Estudos do Envelhecimento Saudável, Medicina do Exercício e do Esporte, Cirurgia Dermatológica, Cirurgia Estética, Tricologia Médica, entre outros.

História da Revista

Na década de oitenta as Faculdades BWS começaram o primeiro curso de pós-graduação em Medicina Estética no Brasil, como especialidade médica. Desde então, muito foi acrescido àquela disciplina inicial. Veio a Dermatologia e, com ela, outras especialidades relacionadas à aparência humana como os Estudos do Envelhecimento Saudável, A Medicina do Exercício e do Esporte e Cirurgia Dermatológica e Estética, a Tricologia Médica, entre outros. Os estudos pós-graduandos realizados nesses cursos geram muitos trabalhos científicos, por isso, se fez necessário um veículo específico que congregasse todas essas áreas de atividade.

Foi no bojo desta labuta que surgiu a ideia de se criar um meio de comunicação científica com toda a comunidade interessada, abrindo assim espaço para colegas e pesquisadores que encontravam grande dificuldade para publicação de seus trabalhos científicos, devido a um tipo de monopólio do conhecimento científico que alguns veículos promovem pelas altas taxas envolvidas que, muitas vezes, impedem que um artigo científico chegue ao conhecimento da comunidade cientifica.

A missão da revista eletrôncia BWS Journal é apoiar os processos de ensino e aprendizagem dos cursos de pós-graduação das Faculdades BWS e da comunidade científica da área da saúde, por meio de um repositório de conhecimentos de acesso aberto na área de saúde. Sendo assim, conclamamos todos os que se interessarem por publicar seus estudos, a enviarem seus trabalhos para serem disponibilizados na BWS Journal!

Política Editorial

As contribuições autorais para a revista eletrônica BWS Journal são submetidas a avaliação por pares. Nesta avaliação o manuscrito será avaliado por, pelo menos, dois membros do Comitê Científico da revista ou consultores ad hoc, em consonância com o tema abordado. Com o sistema de revisão por pares duplo-cego (double blind peer review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, bem como os nomes dos autores.

Na avaliação são analisados os seguintes aspectos:

  • relevância do tema para a ciência médica
  • consistência e abrangência metodológica
  • vínculo do problema de pesquisa com as conclusões e os seus objetivos do trabalho;
  • atualidade das referências
  • aplicação do modelo do artigo

O resultado da avaliação e os pareceres dos avaliadores serão enviados aos autores por meio de mensagem eletrônica. 

Antes da decisão final sobre o manuscrito, pode haver a necessidade de modificações de estrutura e de conteúdo apontadas pelos avaliadores. Neste caso, as exigências são apresentadas aos autores a fim de que o texto sofra revisões, visando a uma nova avaliação por parte do(s) avaliador(es) acionado(s) quanto à sugestão de revisão. A revista se reserva o direito de recusar os trabalhos quando as alterações neles introduzidas não atenderem às observações feitas pelos avaliadores.

Os artigos aprovados serão submetidos à revisão ortográfica, sendo posteriormente devolvidos ao autor para aceite das eventuais sugestões de alteração. Após a aprovação do autor, o texto seguirá para composição final. Neste momento, não mais serão admitidos acréscimos ou modificações, exceto em casos excepcionais.

Processo de Avaliação pelos Pares

 

Periodicidade

A publicação em fluxo contínuo, prevê a publicação de um volume por ano, com a submissão aprovada pelo Comitê Editorial a publicação é imediata.

Política de Acesso Livre

Todo o conteúdo da revista eletrônica BWS Journal é licenciada sob a licença Creative Commons.