Efeitos do ácido ascórbico no combate ao envelhecimento cutâneo.
A capa contém uma imagem com seis pessoas vestidas com jalecos médicos, sentadas na mesma mesa de estudos assistindo a uma aula. Da direita para a esquerda são quatro mulheres e dois homens. Abaixo desta imagem aparece o logo da revista eletrônica onde está escrito o nome da revista, BWS JOURNAL, e mais abaixo, no rodapé da capa as informações do volume em questão, com as seguintes informações: Mês de publicação de Janeiro a Dezembro. Ano de dois mil e dezoito. Volume número um. Publicação contínua.
PDF

Palavras-chave

ácido ascórbico
envelhecimento cutâneo
antioxidante
vitamina C

Como Citar

1.
de Oliveira AC, Pinto CAS de O, Baby AR, Velasco MVR, Bedin V. Efeitos do ácido ascórbico no combate ao envelhecimento cutâneo. bwsj [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 28º de março de 2024];1:1-7. Disponível em: https://bwsjournal.emnuvens.com.br/bwsj/article/view/15

Resumo

O uso de antioxidantes tópicos pode ser um importante mecanismo de defesa da pele ao envelhecimento extrínseco e intrínseco na pele, fornecendo proteção contra o estresse oxidativo endógeno e exógeno, dificultando sua formação e/ou bloqueando os danos ocasionados. O objetivo geral do presente estudo consistiu em elencar os efeitos benéficos gerados à pele, com o emprego do ácido ascórbico incorporado em formulações de uso tópico. Os autores apresentam revisão de dados científicos sobre o assunto, discorrendo sobre o histórico do ácido ascórbico (vitamina C) e seus efeitos benéficos sobre a pele foto-envelhecida. A pele foto-envelhecida é capaz de inibir a ação dos nocivos radicais livres, melhorando e prevenindo as alterações cutâneas, por meio de sua atividade antioxidante e tratando rugas existentes devido o estímulo à produção de colágeno e elastina e ação clareadora de manchas. De acordo com os resultados obtidos nos trabalhos avaliados, pode-se concluir que o ácido ascórbico, atende aos requisitos de um ingrediente antienvelhecimento cutâneo.

PDF

*Os artigos publicados são de responsabilidade dos respectivos autores.